terça-feira, 8 de junho de 2010

GESTÃO EM FOCO:Na escola, tudo tem seu tempo


O que é tempo? Uma pergunta como essa, tão filosófica, à primeira vista parece ter pouco a ver com o mote desta coluna-refletir sobre a atividade dos gestores escolares. Pretendo mostrar que o tempo é, sim, um componente fundamental no dia-dia desses profissionais. Não apenas no que diz respeito à sua administração ma também em relação à sua vivencia.
Peço ajuda aos gregos da antiguidade para explicar melhor. Eles distinguiam dois tipos de tempo: o cronos e o cairós.
O primeiro é o tempo efetivamente medido, aquele do relógio e da rotina. O segundo é o tempo vivido, que diferentemente do cronos, não se mede pelo tamanho, mas pela intensidade. É como se os ponteiros de hora, minutos e segundo parassem e mergulhássemos num túnel fora da Terra. Quando entramos nas portas infinitas do tempo cairós, o cronos fica sem importância. Como num reencontro de dia inteiro com amigos queridos, que há muito não víamos podemos dizer: Nem percebi que passou o tempo e já está na hora de ir para casa... sinal de que a atividade realmente foi boa e pudemos nos entregar ao cairós vivido, valorizado, partilhado.A escola está impregnada de cairós. As vivências afetivas são as mais lembradas de nossa infância. Certamente muitas delas se passaram nos recreios, em um diálogo esclarecedor com um professor que ajuda a aprender o conteúdo, numa instigante experimentação científica ou na exposição dos trabalhos. Os alunos também experimentam esse tempo quando ficam olhando para o infinito, como que distraídos, com o rosto entre as mãos, sonhando, com o rosto entre as mãos, sonhando com a princesa ou o príncipe dos seus sonhos- ou imaginando uma viagem ao mundo medieval, a geleira dos Andes ou ao deserto de calahari.com os professores, não é diferente.
Não se pode esquecer, porém, que o cotidiano escolar está repleto de cronos, o tempo que nos acompanha e nos enquadra, dando o sentido das tarefas, pondo-lhes metas e balizando com burocracia-e não há nada de mau nisso.
o gestor deve construir um percurso para transformar o tempo burocrático em tempo vivido e valorizado.

( Autor: FERNANDO JOSÉ DE ALMEIDA)





wikipedia.org

Um comentário:

  1. Oi Tita, que bom que aos poucos estamos superando nossas dificuldades, as vezes falo para nossa tutora, que diante do que eu sabia quando iniciei o curso, hoje já posso dizer que sei muitooooo..., pois as vezes surpreendo comigo mesmo, com o que eu já consigo fazer. Tenho certeza que você também já percebeu essa diferença, pois seu Blog está muito bom e suas atividades estão muito interessantes. PARABÉNS!!!!!
    Hilda Louça.

    ResponderExcluir