Unidade 2-Internet, hipertexto e hipermídia
Atividade 4
• Aplicando em sala de aula uma atividade com Hipertexto ou Internet;
• Registro da experiência (percepções sobre o planejamento e aplicação; da atividade em sala de aula;
Para a elaboração e execução dessa atividade visitei vários sites, Hipertexto, bem como livro didático, paradidático e Revista Nova Escola pertinente à temática em questão.
PLANO DE AULA SEMANAL
ESCOLA ESTADUAL BRASIL
Período: 7a 9 junho de 2010
Disciplina: HISTÓRIA, GEOGRAFIA E LINGUA PORTUGUESA Série: 9°ano Turma:9 Turno: Vespertino
Ensino Fundamental
Professoara: Maria do Espírito Santo de S. Noleto
Coord. Pedag.: Izabel Souza Cavalcante
OBJETIVO DA AULA
Realizar na turma uma pesquisa sobre a temática para constatar o conhecimento prévio sobre a temática a ser estudada;
Observar as marcas sociais e culturais da colonização portuguesa no Brasil e em Angola.
Reconhecer a existência de trocas entre os dois países independentes.
Desenvolver noções de temporalidade ao analisar textos e documentos variados.
Acessar sites relacionando a temática citada;
Navegar pelos Hipertextos para aprimorar a construção do conhecimento a cerca da temática em questão;
CONTEÚDO CENTRAL
Independências Ásia e África
COMPETÊNCIAS
Valorizar o processo histórico, as constantes transformações, a necessidade da preservação do patrimônio, as diferenças nos modos de vida dos diferentes povos.
HABILIDADES
Perceber que as sociedades estão em constantes transformações
Interpretar, analisar, sintetizar informações coletadas em testemunhos históricos escritos e não escritos.
Identificar o processo de conquista e ocupação das terras na África e Brasil.
1° Dia Dia
CONTEÚDO
O triângulo Portugal, Brasil (descolonização)e África.
SITUAÇÃO DIDÁTICA
Explicar aos alunos que, quando o Brasil começou a ser colonizado por Portugal, Angola não passava pelo mesmo processo. Explicar também que Portugal mantinha relações comerciais para obter escravos na região e também que a colonização efetiva se deu naquele país no século XIX.
Dividir a classe em quatro grupos e distribuir para cada um deles um dos materiais. Todos devem fazer uma análise sobre as relações reveladas entre Angola e Brasil e socializar as conclusões com apresentações para toda a turma. Nesse momento, devem mencionar a época a que se referem cada documento e decidir coletivamente se, na data, ambos já eram colônias.
As diferenças dos processos históricos simultâneos na África e no Brasil, medidas pelos interesses portugueses As diferenças dos processos históricos simultâneos na África e no Brasil,medidas pelos interesses portugueses
2° DIA
CONTEÚDO
As diferenças dos processos históricos simultâneos na África e no Brasil, medidas pelos interesses portugueses.
SITUAÇÃO DIDÁTICA
Propor que a turma elabore, coletivamente, uma classificação para o tipo de relação mantido entre as duas nações nos períodos retratados pelos materiais, seguintes: documentos histórico número 9 do livro citado na referência. (jinga, uma guerreira angolana inimiga dos portugueses e seus seguidores)
O professor mediará uma discussão para ajudar os alunos a relacionar os períodos aos tipos de relações comerciais.
3° DIA
CONTEÚDO
As trocas comerciais atuais entre Angola e Brasil e as marcas sociais e culturais dos processos da colonização no Brasil e em Angola.
SITUAÇÃO DIDÁTICA
Propor a elaboração de um texto individual em torno das questões: refletindo sobre as relações entre Brasil e Angola e do papel de Portugal, como explicar o que une esses países?e o que Portugal teve a ver com isso?Tendo como material de apoio o mapa que mostra as rotas pela quais os escravos eram trazidos da África para o Brasil.
ECURSOS TECNOLÓGICOS:
Livro Didático, Datashow, Laboratório de Informatica, Pendraiv.
AVALIAÇÃO:
Verificar se a turma consegue expressar em textos diferentes temporalidades. Verificar se todos deixam cloro a compreensão de que houve um período em que Brasil era colônia de Portugal, mas Angola não e que, em outra época, Angola foi colônia de Portugal, quando o Brasil já era independente.Também observar se eles entenderam as relações comerciais que surgem quando nenhuma dessas nações é colônia portuguesa.Pedi aos alunos uma primeira versão do texto, apresente a eles esses pontos, devolver a produção e orientar a reescrita.
REFERÊNCIA BIBLIOGR
Textos Brasil Participa de 10%do PIB de Angola.
O Trato dos Viventes – Formação do Brasil no Atlântico Sul,de Luiz Felipe de Alencastro.
www.multirio.rj.gov.br/portal/popu/rotas_escravidão/ index.htm
www.macauhub.com.mo
http://www.midiaindependente.org/pt/green/2007/01/370277.shtml?comment=onhttp://www2.uol.com.br/historiaviva/
http://www.controversia.com.br/index.php?act=textos&id=4823
www.abin.gov.br
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS COMPLEMENTAR.
REFERRENCIAL CURRICULAR- ENSINO FUNDAMENTAL
REVISTA DE QUEM EDUCA- NOVA ESCOLA
Boulos Júnior Alfredo, História sociedade & cidadania -1.ed,-São Paulo :FDD,2006.
Nenhum comentário:
Postar um comentário