terça-feira, 28 de setembro de 2010

CONCEITO DE CURRÍCULOE O PROCESSO DE INTEGRAÇÃO DE TECNOLOGIAS AO CURRÍCULO

Sabe-se que conceituar currículo educacional é bastante complexo, mas com base nas leituras e pesquisas realizadas acerca do tema em questão vamos tentar conceituá-lo.
Para os Parâmetros Curriculares Nacionais, os currículos escolares provem de uma definição das disciplinas e distribuições dos conteúdos entre os componentes curriculares propostos.

Na concepção de alguns estudiosos da educação o currículo é conjunto de todas as atividades realizadas no contexto escolar. Entre elas podemos citar os projetos pedagógicos que determina os objetivos, estratégias e ações.

Também deve ser considerado como conceito de currículo as diretrizes curriculares, as experiências adquiridas na trajetória da escola, bem como as metodologias que vão sendo criadas tendo como norte um único objetivo propiciar ao aluno a construção de um saber sistematizado e significativo.

Dentro dessa dinâmica de trabalho exigida pela educação não dar para desenvolver as competências e habilidades dos educandos de forma eficaz sem o uso das tecnologias. Tendo em vista que elas são um recurso imprescíndivel para a construção dos conceitos e habilidades. As TIC,s faz parte de um processo dialético com forma e conteúdo próprio.

Segundo ALMEDA PRADO, as “tecnologias e educação se interrelacionam e constituem o currículo construído na ação com a intenção explicita de favorecer ao aluno a aprendizagem significativa em um processo dialógico, que trabalha o conhecimento numa abordagem construtivista e sócio-interacionista”.

Para desenvolver no educando um saber sistêmico, faz se necessário uma dinâmica de trabalho na Unidade Escolar com clareza de objetivo e intencionalidade pedagógica.

Enfim,o currículo escolar vai além da grade curricular que envolve toda a vida dos alunos, o entorno escolar, os acontecimentos locais e globais que interferem no sistema de relações estabelecidas na dinâmica do processo do cotidiano da escola. E as TIC por sua vez não é apena uma ferramenta que emite conteúdo, mas que possibilita a construção do conhecimento sistematizado.

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