terça-feira, 28 de setembro de 2010

PENSANDO SOBRE POSSÍVEIS MUDANÇAS E CONTRIBUIÇÕES DAS TECNOLOGIAS

Sabe-se que existem muitas teorias sobre aprendizagem, mas a prática, ainda está deixando a desejar.
Diante desse enfoque. O que fazer para que teorias e prática andem juntas?
Como a escola pode alcançar a excelência, se a questão dos paradigmas ainda é muito visível no âmbito da escola, e nas famílias?
Partindo das interrogativas acima mencionadas é muito importante nos remeter ao passado e fazermos uma reflexão sobre a história da educação, e como pode ser observado há muitas mudanças. E entre elas o interesse da sociedade por mão de obras qualificadas para atender as necessidades do sistema econômico e da globalização, mas tudo isso é natural.
Face, a essa realidade os educadores precisam apropriar se dos recursos tecnológicos para agregar valores cada vez mais exigidos pela sociedade contemporânea.
Sobretudo, porque hoje as políticas públicas voltada para a educação têm foco definido, metas a serem cumpridas, isto levam os professores refletirem sobre suas práticas pedagógicas, adotar novas metodologias adequando aos recursos tecnológicos existente na escola.
E com as mudanças de postura desses profissionais o nível de aprendizagem dos alunos tem melhorado significativamente. Ainda, dentro dessa discussão cabe destacar que há professores que continua tendo resistência às tecnologias e não vêm nelas uma ferramenta capaz de despertar o interesse dos alunos, muito menos que contribui para a melhor o processo de ensino e aprendizagem
Contudo, essa resistência justifica- se porque a maioria dos educadores é migrantes digitais e a maioria dos jovens são nativos digitais, aborígenes digitais. Muitas vezes os alunos têm mais conhecimento acerca das tecnologias do que os próprios professores.
Frente a essa realidade cabe aos docentes quebrar os paradigmas e aproveitar o potencial e interesse dos alunos pela as tecnologias para construir uma educação de qualidade dos alunos e acima de tudo respeitá

2 comentários:

  1. Muito bem precisamos mesmo quebrar paradigmas e justamente explorar o potencial de nossos alunos ao nosso favor. Dilvani

    ResponderExcluir
  2. Colega, quando você diz que as mudanças que acontecem na educação com a utilização das tecnologias é de grande importancia para o aprendizado dos alunos e que tem melhorado significativamente, concordo plenamente com você e mesmo assim ainda há professores que continuam tendo resistência às tecnologias e não vêm nelas uma ferramenta capaz de despertar o interesse dos alunos, muito menos que contribui para a melhor o processo de ensino e aprendizagem

    ResponderExcluir